Tiago Santos coroou fuga de 87 quilómetros com vitória de etapa
VP Futuro - GP CMTV > Notícias > 32VPF/5GPCMTV > Tiago Santos coroou fuga de 87 quilómetros com vitória de etapa
32VPF/5GPCMTV
Tiago Santos coroou fuga de 87 quilómetros com vitória de etapa
18:00 - 03 maio, 2025

O jovem corredor Tiago santos (Anicolor/Tien 21) venceu a terceira etapa da 32ª Volta a Portugal do Futuro/ 5º G.P. CMtv

Partilha este artigo

O jovem corredor Tiago santos (Anicolor/Tien 21) venceu a terceira etapa da 32ª Volta a Portugal do Futuro/ 5º G.P. CMtv (VPF/GPCMtv) coroando com êxito uma fuga de 87 quilómetros, conseguido a primeira vitória da carreira em Figueiró dos Vinhos.
Além da vitória da tirada que teve início em Castanheira de Pêra, com um total de 140,7 quilómetros assumiu a liderança da Juventude, camisola branca Aveiro ParqueExpo e saltou da 13ª posição para um lugar de pódio final, 3º da geral individual.
A etapa fica marcada pela muito chuva que caiu ao longo de todo o percurso, tendo a partida, com 73 corredores, sido dada sob forte chuvada e que tornou ainda mais complicada uma já de si difícil etapa com quatro contagens de montanha.
De camisola amarela Exclusivagora, Lucas Lopes (Rádio Popular/Paredes/Boavista) partiu com uma vantagem que lhe permitia acalentar a manutenção da mesma e nada melhor do que uma fuga para que tal viesse a suceder. A equipa boavisteira partia também com outro objetivo o de conquistar a liderança dos pontos, camisola verde Solverde.pt, por João Martins, o que viriam a conseguir.
Com 53 quilómetros percorridos deu-se a fuga do dia, onde o melhor classificado de um grupo de 13 corredores era Kieran Gordge (Óbidos Cycling Team) que estava a 3’30” do líder, o que permitia uma boa margem de gestão à equipa do professor José Santos. A vantagem máxima foi atingida na contagem de montanha de Bairradas a 26,7 quilómetros do final da etapa e a 5,7 quilómetros da primeira passagem meta em Figueiró dos Vinhos.
E foi na passagem por esta localidade a 21 quilómetros do final que Tiago Santos jogou a sua cartada, atacando na frente da corrida e ficando isolado na busca da sua primeira vitória como profissional. O jovem de Alcobaça que o ano passado correu na equipa suíça Q36,5 Continental e que como júnior se sagrou Campeão Nacional de Fundo em 2023, acabou por receber a companhia do espanhol Óscar Fuentes (Cortizo) e juntos rumaram à meta. 
Atrás, o grupo de onze corredores foi-se desmembrando, o que tornou a perseguição da Rádio Popular/Paredes/Boavista menos complicada, com a fuga a chegar com pouco mais de dois minutos e meio, o que permitia a Lucas Lopes, sorrir e manter a amarela e também a liderança da montanha, camisola azul CMtv.
Tiago Santos (Anicolor/Tien) mostrou-se satisfeito com o triunfo justificando que “joguei tudo na primeira passagem pela meta e com a companhia do corredor espanhol foi mais fácil e depois o mais forte triunfou. Para a última etapa e apesar do 1’07” de desvantagem conheço bem as estradas e tudo pode ser possível”, concluiu.
O camisola amarela Lucas Lopes (Rádio Popular/Paredes/Boavista) sustentou que “os dois objetivos foram conseguidos, manter a amarela e conquistar a verde numa fuga que esteve sempre controlada. Os 55 segundos são suficientes ?? Têm que ser. Eu e equipa estamos preparados para tudo, numa etapa que é a mais longa da prova e onde se joga uma vitória na prova mais importante da categoria de Sub23. Tenho objetivo de regressar a correr no estrangeiro numa equipa de maior dimensão”, justificou.

Notícias Relacionadas
Categorias
Ver todas